Anúncios

20 Coisas Incríveis Sobre a Suíça

20 Coisas Incríveis Sobre a Suíça

Hoje vou te contar 20 coisas incríveis sobre a Suíça que me deixaram de queixo caído quando descobri. A Suíça é sinônimo de chocolates deliciosos, queijos furados, relógios precisos, e montanhas de neve perfeitas para esquiar. Um lugar tão particular sempre pode surpreender ainda mais.

Coisas Incríveis sobre a Suíça
A Suíça bucólica

1. A Suíça Tem QUATRO Idiomas Nacionais

Alemão, Francês, Italiano e Romanche em ordem de importância. Essa é a sequência dos idiomas mais falados, sem contar que nas ruas o que se fala é o suíço-alemão, que é um dialeto.

Mas, não se engane, em cada região o idioma é falado de uma forma um pouco diferente. Tudo é muito específico quando se trata de idiomas na Suíça. Não se assuste, não é difícil achar quem domine o inglês ao menos em um nível intermediário.

2. A Suíça Foi Cenário do 007

A Suíça tem a maior ponte de madeira do mundo em Lucerna. Tem a Montanha Pilatus (esse mesmo que crucificou Jesus), que leva esse nome, pois, diz a lenda, que ele foi parar por lá após toda a história com Jesus. Aliás, essa montanha é a minha queridinha.

Mas, quem é o Pilatus na fila do pão, quando James Bond tem sua própria montanha? O nome dela é Schilthorn, mas se disser a Montanha do James Bond todo mundo conhece.

schilthorn cenário de filmes
Schilthorn já foi cenário de filmes

Bem no meio dos Alpes Suíços ela foi cenário do filme 007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade, com George Lazenby no papel de James Bond em 1969. A única vez em que ele interpretou o personagem, voltando o papel em seguida para Sean Connery. Desde então o lugar virou atração.

3. País Neutro e Paraíso Fiscal

A Suíça é considerada um país neutro. Desde 1815 ela não se envolve em nenhuma guerra ou toma lado definido nelas.

As contas bancárias também não podem ser acessadas pelo nome do titular. Elas recebem um número único, sendo assim, o sigilo é garantido. Apesar de as leis terem mudado recentemente ela é ainda considerada um paraíso fiscal.

4. A Suíça é Repleta de Abrigos Nucleares

20 Coisas Incríveis sobre a Suíça
Bunker “disfarçado” na Suíça

Todos já sabemos que a Suíça é um país neutro, e não se envolve em guerras desde 1815.

Mas, se caso a Suíça, só bem por acaso, entrasse em uma guerra hoje, todos os seus moradores teriam um lugar cativo em um dos mais de 30 mil bunkers (abrigos anti-bomba) espalhados por todo o país.

Isso garantiria a subsistência da população de todo o país por, aproximadamente, um ano.

5. O Suicídio é Permitido na Suíça

Quando o assunto é suicídio, a Suíça também entra na top list. Como explicar que um dos melhores países do mundo para se viver tenha índices de suicídio tão altos.

Deve ser realmente muito difícil para pessoas com problemas de auto-estima verem outras tão felizes, criando assim esse paradoxo.

Pessoas de outras partes do mundo também vêm até a Suíça para morrer, com o chamado suicídio assistido que no país é permitido por lei desde 1942.

Veja essa artigo da Swissinfo.ch.

6. A Suíça Tem a Melhor Água “Torneiral” do Planeta

A água que você bebe da torneira na Suíça vem dos glacier, geleiras milenares. Então, é certamente a água mais pura do mundo. O único “porém” é o fato de possuir um alto teor de calcário, o que dizem que faz o cabelo cair.

20 Coisas Incríveis sobre a Suíça
A melhor água de torneira do mundo é da Suíça

Por isso, muita gente tem usado filtro no chuveiro, não sei bem como funciona. Para mim fez muito bem às minhas madeixas. Se não tomo banho muito quente, fica tudo certo.

Além da água da torneira ser essa maravilha, aonde quer que você vá, vai encontrar bebedouros que mais parecem fontes. Se joga! É super seguro e recomendável beber dessa água e aproveitar para encher as garrafinhas.

7. A Suíça Não Faz Parte da União Europeia

Apesar de ser signatária do acordo do Espaço Schengen que acabou com o controle de passaportes entre os países que aderiram a ele, a Suíça não faz parte da União Europeia (UE). E ela só se tornou parte das Nações Unidas em 2002.

O motivo é que a Suíça neutra não combina com um bloco político do tipo que é a UE. Por isso, a Suíça decidiu não fazer parte da aliança, mas tem seguido a maior parte das recomendações do bloco europeu.

Lembrando que todas essas decisões são feitas através de referendos e consultas populares. Já que a Suíça é uma das únicas democracias diretas do mundo, tendo o povo grande poder de decisão junto ao parlamento.

8. O Nome da Suíça NÃO é Suíça

Confederação Helvética. Sim, esse é o nome oficial da Suíça. Por isso os sites suíços terminam com CH como o Brasil termina com BR. O curioso aqui é que até alguns suíços mais desavisados, às vezes, não sabem disso.

9. A Capital da Suíça NÃO é Zurique

A Suíça é uma República Federativa e, coincidentemente, como o Brasil também possui 26 estados, mas, não tem Distrito Federal. E Zurique está para a Suíça assim como São Paulo está para o Brasil. Sendo o centro financeiro e a maior cidade do país, mas não a capital.

Berna, a cidade dos ursos, é a Capital Política do país. Sim, os ursos existem e ficam soltos, porém, em uma área restrita ao contato direto do público.

Ursos na cidade Berna na Suíça
Urso na cidade Berna na Suíça

10. O Refrigerante Mais Famoso da Suíça NÃO é Bem Um Refrigerante

Rivella. Este é o nome do “refrigerante” suíço, feito a base do soro de leite. Mas, eu te garanto que gosto de leite não tem nenhum. Eu não curti muito no começo, mas hoje é só o que tomo na rua.

Assim, de quebra, evito o refrigerante que já não tomo mesmo e gasto menos, já que um suco de qualquer coisa na Suíça é mais caro. Você tem sabores para escolher por cor. Tem, verde, vermelha, azul. A minha preferida é a rot (vermelha).

11. A Bandeira Suíça é Quadrada

Desde 1848 as medidas oficiais da bandeira Suíça são de 1.1. Isto é, ela é quadrada. Toda em vermelho com uma cruz grega branca no centro, onde cada braço é 1/6 maior que a sua largura.

Além dela, somente a bandeira do Vaticano (que é uma cidade-estado) tem medidas 1.1. O inverso das cores da bandeira da Suíça formam a bandeira do Comitê Internacional da Cruz Vermelha fundado na Suíça em 1863 na cidade de Genebra.

O seu criador Jean-Henri Dunant foi a primeira pessoa no mundo a levar o Nobel da Paz em 1901.

bandeira da suíça
A bandeira da Suíça é quadrada

12. A Suíça é Menor Que São Paulo

A Suíça possui uma população de 8 milhões de habitantes, enquanto somente a cidade de São Paulo sem contar a região metropolitana já tem mais de 12 milhões.

Mas, para ilustrar melhor, preciso dizer que a Suíça toda é um pouco menor que o estado do Rio de Janeiro, sem contar com o fato de que 70% de seu território é basicamente composto por montanhas e mais belas montanhas.

E tudo isso fazendo fronteira com a Alemanha, a França, a Itália, a Áustria e Liechtenstein. Por aí você já entende um pouquinho o porquê de quatro idiomas tão distintos. É só olhar para as fronteiras com os países que a Suíça tem divisa.

montanhas da suíça
70% do território Suíço é composto por montanhas

13. Porquinho da Índia de Estimação? Só Se Forem Dois

Após um estudo ter demonstrado que esses bichinhos sofrem muito com a solidão, só é possível ter os porquinhos da Índia na Suíça aos pares. Isso vale para outros animaizinhos também que precisam de companhia, como o papagaio, a cacatua e etc.

20 coisas incríveis sobre a Suíça

14. Negar O Holocausto é Crime

Na verdade é uma norma penal antirracista votada pelos próprios suíços que entrou em vigor em janeiro de 1995.

Então, qualquer violência verbal, propaganda antissemita, a negação do genocídio armênio de 1915, preconceito contra estrangeiros e religiões em geral entram nessa norma.

Negar o holocausto pode ter consequências graves para o seu bolso. Normalmente a pena é uma multa bem salgada.

15. Na Suíça Não Tem SUS

Sistema de Saúde Pública não existe na Suíça, isto é, todo mundo que reside na Suíça precisa obrigatoriamente ter um plano de saúde privado.

É claro, que se você não tiver dinheiro para pagar, já que não são nenhum pouco baratos o Governo Suíço entra em ação e te subsidia.

16. O País das Sedes

A Suíça é sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Cruz Vermelha Internacional, da Federação Internacional de Futebol – FIFA e do Fórum Econômico Mundial

17. A Nestlé é Suíça

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a nossa amada empresa de chocolates Nestlé, que tem fábricas espalhadas por todo o Brasil é genuinamente suíça. Sua matriz fica na cidade de Vevey, no cantão de Vaud.

nestlé

18. Dia de Sol é Sagrado

O Chamado Heat Free é como um “direito” não-oficial dos cidadãos de não irem ao trabalho ou de “cabularem” a aula em dias quentes no alto inverno. Como na maior parte do ano a Suíça está nublada e muitas vezes com temperaturas congelantes, os dias de sol são reverenciados no país.

Heat Free.jpg

Se estiver fazendo um dia lindo lá fora e você quiser tirar o dia para aproveitar, não haverá nenhuma desaprovação por parte dos seus superiores.

Como um funcionário feliz e saudável é um funcionário que gera menos despesas, você só vai precisar encontrar uma forma de repor esse dia sem dar muitas explicações.

O mesmo para os estudantes que necessitam tanto da vitamina D para evitar os altos índices de depressão no país.

19. A Suíça Tem Mais Armas Que o Iraque

rifles

Apesar de ter quase metade da população armada o índice de mortes por armas de fogo é um dos menores do mundo.

A Suíça sempre aparece como um dos países com as menores taxas de criminalidade de todo planeta. A maioria das casas é equipada com pelo menos um rifle, para melhor resposta em caso de guerra.

E todos os homens que serviram ao exército são obrigados a se reciclar uma vez por ano nas aulas de tiro.

20. É O Melhor País do Mundo Para Nascer

Em uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence Unit’s a Suíça é o melhor lugar para nascer e com melhores chances de a criança se dar bem no futuro.

O estudo levou fatores de qualidade de vida em consideração, como expectativa de vida, mortalidade infantil, liberdade política, corrupção, igualdade de gênero, taxas de divórcio, de desemprego e de homicídios.

20 coisas incríveis sobre a Suíça

Austrália e Noruega vem na sequência enquanto o Brasil está em 37º lugar. Em 2018, de acordo com o Ranking da U.S. New & World Report a Suíça ficou no topo também como o melhor país para se viver. O que não é nenhuma novidade, pois a Suíça sempre encabeça esse tipo de lista.

Bônus: O Cinema Tem Intervalo

Tem quem goste e tem quem odeie. No Brasil alguns cinemas fazem isso, raros, mas existem. E são raros justamente por não fazerem muito sucesso no Brasil. Imagina o intervalo bem no clímax do filme?

Eu acho o máximo. Pensa você super apertado para ir no banheiro e ter que perder, que sejam, 15 minutos do filme. Eles podem ser cruciais. Então é exatamente esse o tempo de intervalo na Suíça. Em 15 minutos você corre no banheiro, se precisar, e já repõe o refrigerante ou a pipoca. 🙂

20 coisas incríveis sobre a Suíça

E aí, já sabia de todas essas curiosidades? Sabe de mais alguma que não está na lista? Conta aqui para a gente! A Suíça é realmente fascinante e eu não me canso de ser surpreendida.

Tenho certeza que você não vai se decepcionar se puder um dia conhecer esse país.

Até o próximo post.

Tschüss!

KS.

Anúncios

Comments

  1. Érika Ribeiro disse:

    Amei amei! Tô pensando de chegar por aí daqui um ano de violão nas costas! Hahahahah saudade Kacaaau ❤️

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: