Publicado em Dicas

Está indo para Cingapura? 10 leis que você não vai querer quebrar

Está indo para Cingapura? 10 leis que você não vai querer quebrar

Se você está de malas prontas para Cingapura, aqui eu te conto 10 leis que você não vai querer quebrar de jeito nenhum na sua estadia por lá. Te garanto que essa viagem pode ser realmente incrível se você se mantiver na linha. Quer começar já?! Então, vem comigo!

Cingapura é um dos quatro poderosos “Tigres Asiáticos”, juntamente com Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul, formam o grupo de países que a partir dos anos 1970 tiveram um significativo crescimento na economia.

Um país conhecido por ter um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), uma das maiores porcentagens de milionários por metro quadrado do mundo, por ser extremamente limpo, ter um índice de criminalidade baixíssimo e por ser modelo no combate às drogas. Mas isso leva à outra questão pela qual o país também é conhecido: leis extremamente rigorosas.

Cingapura
Marina Bay Sands

“The Fine City”

O significado contido na frase pela qual a cidade é designada : “The Fine City“, vem acompanhado de um duplo sentido. Fine em inglês, além de bom, excelente, belo, também significa multa. Isto é, a frase pode ser traduzida como “A bela cidade” ou “A cidade das multas”. Dependendo do ponto de vista, ambas são aceitáveis.

Mas, falando em leis, é bom deixar bem claro que apesar de Cingapura investir pesado em turismo, não quer dizer que a lei não se aplica ao turista. Sim, aquela lei de chibatadas em praça pública para quem pichar e vandalizar não é só para o cingapurianos exatamente.

E se você não se comportar, pode voltar para casa com uma recordação não tão boa dessa cidade-estado. Mas, é claro que você não vai cair na besteira de desrespeitar as leis de Cingapura ou de qualquer país que visite, ou vai?!

De qualquer forma eu vou te dar uma mãozinha e vou te contar as leis mais importantes que nós turistas precisamos saber para garantir que voltemos para casa só com lembranças incríveis desse lugar. E na minha passagem por lá vou te contar as minhas impressões sobre essas leis. Aí vai:

1 – Tráfico de Drogas

Se o país é modelo no combate às drogas, aqui você vai entender melhor o motivo. Eu imagino que você que está indo fazer turismo por lá não está pensando em traficar drogas. Mas, quem tem a intenção de fazer isso, usa -e muito- o turismo como desculpa para entrar no país.

Não é por falta de aviso que você vai levar drogas com você e ainda dizer que não sabia. Seja no cartão de imigração, no aeroporto, nos painéis espalhados pela cidade ou em pontos de ônibus, o cidadão é informado de que este crime é passível de -nada menos que- pena de morte.

É isso mesmo. Quer dizer que se você traficar drogas para a cidade-estado e for pego, você nem volta para casa, ou talvez volte em um caixão ou em forma de cinzas. Humor negro, mas real.

death penalty pic

Nesse cartaz aí de cima está escrito a frase em inglês que significa: “como a culpa pode ser calculada usando números?” e colocam os números exatos da quantidade de culpa/droga que te faz ser preso e qual faz o infrator ser condenado à pena capital. Lembrando que a maioridade penal em Cingapura é de dezoito anos, se você for menor, você “só” será preso.

Grávidas também não podem ser condenadas a morte. No mesmo cartaz da foto, no canto superior esquerdo, tem uma “dica” de como a pessoa será morta. O enforcamento, que é o método utilizado, foi herdado dos tempos em que Cingapura ainda era colônia do Reino Unido. Depois de estudarem a possibilidade de mudarem o método, acharam que esse ainda era o melhor. Vai saber!

2 – Goma de Mascar

Essa é bem famosa. Mascar ou vender chicletes em Cingapura é definitivamente proibido. Existe uma história de que as pessoas costumavam mascar chicletes e colar em lugares inusitados, como as portas dos metrôs, por exemplo.

Um belo dia as portas dos metrôs tiveram problemas de funcionamento por causa das benditas gomas e o metrô ficou parado por horas causando a maior confusão por lá. Resumo da ópera: goma de mascar banida.

Em Cingapura não tem conversa, deu problema eles cortam o mal pela raiz e de quebra, neste caso, a população fica com um sorriso mais saudável, se é que sorri! 🙂

NO CHEWING GUM!

A punição para quem for pego mascando, importando ou vendendo chicletes é uma multa pesadíssima: mil dólares cingapurianos (SGD). A reincidência aqui é pior ainda. Então, melhor deixar as deliciosas gomas de mascar em casa, concorda?!

3 – Cuspir no Chão

Gente, essa eu super concordo! Não que eu não concorde com as outras, é claro! Apesar de que vocês vão ver umas bem absurdas. Mas neste caso eu creio ser necessário.

Em outros países asiáticos, próximos a Cingapura isso é uma coisa bemmmm comum. Passei apuro em alguns países da Ásia porque não conseguia evitar de fazer aquela cara de “nojinho” quando via a cena repetidamente em cada esquina.

CUSPIR

O famigerado ato, eternizado por tantos jogadores de futebol dentro de campo, aqui é passível de uma multa de nada menos que SGD 1000,00 também! Portanto, controle seu pigarro e o mantenha na boca quando estiver em público.

4 – Xixi no Elevador

Essa é meio bizarra para nós brasileiros porque não temos esse problema por aqui, pelo menos eu nunca ouvi falar. Mas parece que por lá o problema devia rolar frequentemente já que tem uma lei proibindo o ato.

xixi elevador

E se você perguntar, mas e quem vai saber? Eles vão. Em Cingapura os elevadores são dotados de um dispositivo que detecta o cheiro da urina e imediatamente aciona um alarme que trava as portas até a chegada da polícia. Imaginou a cena? A pena é de multa ou prisão dependendo do caso.

5 – Relacionamentos Homossexuais

Em Cingapura relacionamentos do mesmo sexo não são aceitáveis e manifestações públicas de afeto podem ser punidas com até dois anos de prisão.

jenna-jacobs-536273-unsplash

Essa lei tem ficado cada vez mais obsoleta e não vem sendo praticada com rigor nos últimos tempos. Quando estive por lá recentemente, vi dois garotos cingapurianos abraçados andando calmamente pelas ruas.

Não sei se eram de fato um casal ou eram só amigos, mas o fato de estarem andando abraçados em público mostra que o medo de ser punido pela atitude, pelo menos por aqueles dois garotos, não é mais tão intenso.

Por via das dúvidas, não custa nada evitar essas demonstrações de afeto em público a fim de não ir parar no xilindró. Afinal, ninguém quem estender as férias por dois anos vendo o sol nascer quadrado, não é mesmo?

10 Dicas Para Você Que Vai Viajar Para a Ásia

6 – Descarga em Banheiros Públicos

Não dar descarga em banheiros públicos já é falta de educação suficiente para você deixar de fazer. Agora em Cingapura se você não praticar esse ato óbvio e tão simples, mas que pode ser bem desagradável para o “próximo” a usar o banheiro, você pode receber uma punição monetária por isso.

vaso sanitário

SGD 150,00 é o valor que você vai ter que despender caso opte pela falta de educação. Lembrando que para qualquer reincidência o valor normalmente dobra.

7 – Internet Alheia

Se você está pensando em descobrir a senha do vizinho para compartilhar internet sem ter nenhum custo, pense melhor. Em Cingapura eles levam o sigilo bem a sério e usar a internet alheia sem o conhecimento do proprietário é crime. rawpixel-268378-unsplash

Para este crime a penalidade é uma das maiores em questões financeiras. A brincadeira pode sair caro: dez mil dólares cingapurianos é a multa e se for comprovado roubo de informações você pode pegar até três anos de prisão. Então fique esperto.

8 – Cigarro

As leis antifumo no país são bem estritas. É praticamente proibido fumar na maior parte do país. Áreas públicas e privadas abertas ao público, nem pensar. Os cassinos são exceção à regra e lá você pode fumar na área reservada aos fumantes.

Fora isso, só é permitido fumar dentro de casa e em locais nas ruas separados para este fim. No Brasil, os conhecemos como “fumódromos”. Em Cingapura, esses locais consistem em enormes cinzeiros onde é possível fumar na área imediatamente ao redor. Se você ficar muito distante pode estar infringindo a lei.

ander-burdain-168833-unsplash

O objetivo principal dessa lei é preservar o chamado “fumante passivo” que apesar de não fumar acaba inalando a fumaça tóxica e muitas vezes sendo mais prejudicado que o próprio fumante.

A multa pode ser sim bem salgada. SGD 1000,00, que também dobra em caso de reincidência e que ainda pode vir acompanhada da obrigação de prestar serviços corretivos de limpeza.

9 – Jogar Lixo no Chão 

Não é novidade para ninguém que não se deve jogar lixo no chão. Mas eu vejo muita gente fazendo isso. Estive em países que eram um verdadeiro lixão a céu aberto, infelizmente. Mas, em Cingapura, não é o que acontece.

A cidade-estado é uma das mais limpas do mundo. E não é para menos. Se você for pego jogando lixo no chão, você vai receber uma “bela multa”.

gary-chan-351213-unsplash

Acredite, aqui a multa vai de acordo com o tamanho do lixo. Começa com SGD 300,00 e vai aumentando. Além disso, a multa vem acrescida do “fator humilhação”. Ou seja, o infrator terá que varrer as ruas com um colete que diz que ele joga lixo no chão.

E intencionalmente, é muito provável que uma emissora de TV nacional, esteja filmando a área “despretensiosamente” dando um close no rosto do infrator. É mole?! Melhor não arriscar.

10 – Vandalismo 

Pichar e vandalizar em Cingapura está fora de questão. Vou te explicar melhor. Lembra da chibatada a que o turista também está sujeito?

Então, se for pego pichando ou vandalizando em Cingapura, além de multa, você pode ser preso e certamente será condenado à chibata, neste caso, vara mesmo. Sim, de três até oito, dependendo da condenação.

angela-intriago-541599-unsplash.jpg

Ah! E mais um detalhe: grafite para os cingapurianos também é visto como vandalismo. Isto é, se não houver autorização prévia, já era.

Tome muito cuidado também com o prazo de validade do seu visto. Sim, para visitantes que ficam mais do que o permitido “a chibata/vara vai cantar”!

Leia também: A Deslumbrante Cingapura.

Essas são algumas das leis que devemos observar para não incorrermos em um risco desnecessário. Sempre se informe sobre as leis do país de destino antes de viajar.

Nós como turistas temos o dever de respeitar a cultura do país visitado. Portanto, fique ligado e aproveite a viagem! Se você seguir as leis do país tenho certeza que só terá boas recordações, pois Cingapura é sensacional!

Boa viagem e até o próximo post! 😉

KS.

Autor:

Jornalista curitibana, apaixonada por viagens e outras culturas, compartilhando a própria perspectiva sobre lugares, pessoas e costumes.

3 comentários em “Está indo para Cingapura? 10 leis que você não vai querer quebrar

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.