Publicado em Cultura, Curiosidades, Viagem

5 Comidas Típicas da Suíça

5 Comidas Típicas da Suíça

A culinária suíça é muito diferente da brasileira. Apesar de amar alguns pratos suíços, alguns não me descem. Durante todo meu tempo na “Terra das Vaquinhas Felizes” perdi quase sete quilos. Por isso, vamos falar de 5 comidas típicas da Suíça que ficaram famosos ao redor do mundo, ou não!

Suíça janela bandeira

A Suíça é conhecida mundialmente por muitas coisas, como por exemplo, o famoso canivete, o chocolate, o relógio, os Alpes. Tudo acompanhado da palavra “suíço”, o que confere garantia de qualidade e precisão. Mas, será que isso vale para a comida?

No Brasil sempre amei tudo o que tinha suíço no fim, como a “Batata Suíça”, “Limonada Suíça e por aí vai. Mas,vou te contar as 5 coisas que são comuns aqui na Suíça que você pode adorar ou odiar.

1. Fondue

No segundo trimestre de 2018 fui para Gramado para conhecer alguns restaurantes que são famosos por lá. Em um deles, tinha o famoso Fondue Suíço.

Pensa na decepção quando comi. Gente, o queijo era muito forte, como é realmente na Suíça, mas acho que aquele era só ruim mesmo.

Suíça Fondue suíço

Apesar de servirem com milhares de coisa na Suíça, o acompanhamento vai depender do tipo de fondue que você pedir. O mais comum é o pão e depois a batata, mas no Brasil você vê de tudo. E o queijo que usamos também não é o mesmo que usam na Suíça.

Quando comi de fato o tradicional fondue suíço, achei forte demais. Consegui comer uns três pedaços de pão e uma batata cozinha daquelas mini, molhadas no queijo, mas foi só.

Primeiro, porque é super pesado e o queijo é bem diferente. Não é que seja ruim, mas comer demais, quando seu paladar gosta mesmo é de parmesão, fica complicado.

O fondue é normamente acompanhado de chá preto ou alguma bebida quente e a maioria dos restaurantes suíços não serve o prato em determinadas épocas do ano, quando o clima esquenta.

Fui agora no começo de maio em um restaurante famoso pelo fondue, para provar outro tipo, mas já tinha terminado a época.

É bom lembrar que existem vários tipos de fondue e que o de chocolate não é normal aqui na Suíça não.

Adoro fondue, mas deixa para quando eu estiver no Brasil! 🙂

2. Raclette

Acho que a Raclette é mais suíça que o Fondue. Brincadeiras à parte, esse prato ganhou meu coração. No momento em que dei a primeira “bocada” parecia que estava subindo em direção ao paraíso. Repeti.

Para quem me conhece sabe o que isso significa. Eu, normalmente como pouco e esse prato ainda é bem pesado.

Raclette é o nome do queijo e também do prato típico. Na verdade o prato ganhou o nome antes do queijo. Racler em francês quer dizer “raspar”.

E é dessa forma que o tradicional prato é servido, raspando o queijo sobre um prato com batatas, e alguns outros vegetais, normalmente, milho e pepino, além de cebolas. Tudo em conserva.

Raclette prato suíço

A Raclette também é servida com chá ou outra bebida quente, mas normalmente vejo as pessoas bebendo vinho branco junto com o prato. O tradicional é o vinho da região de Valais, região de onde vem também a própria Raclette.

3. Cervelat

É quase a “vina” curitibana, mas cem vezes mais saborosa. Sério gente, pensa em um negócio bom. A Cervelat é feita de uma mistura de carne bovina com carne suína e bacon.

A palavra Cervelat deriva do termo em latim cerberum, que significa cérebro, ingrediente que era usado nas primeiras receitas. No século XIX se transformou na receita que é hoje.

De sabor levemente defumado, a salsicha é normalmente usada para fazer saladas realmente deliciosas.

Essa salsicha faz parte da cultura suíça. Muitas pessoas usam a cervelat para fazer churrasco. Eles abrem as pontas e elas ficam estreladas, dizem eles que é uma borboleta e, especialmente as crianças, adoram.

4. Rösti

É a Batata Suíça que conhecemos no Brasil. Apesar de meus colegas suíços dizerem que não tem nada a ver, não vejo muita diferença do Rösti.

A única coisa é que no Brasil você sempre tem mil opções de recheio. Já o Rösti tradicional suíço não é recheado. Ele geralmente vem acompanhado de queijo, cervelat, legumes e um ovo frito por cima.

Eu adoro. Se comer muito dá uma enjoada porque é basicamente batata frita e pode ser bem gordurosa aqui na Suíça.

5. Müsli/Müesli

A maioria das pessoas conhece Müsli no Brasil. Ele foi desenvolvido por volta de 1900 pelo médico suíço Maximilian Oskar Bircher-Benner para seus pacientes.

Chamado na suíça de Birchermüesli por conta do nome do criador, ganhou fama mundo afora mais abreviado, somente Müsli ou Müesli.

Müesli

O cereal à base de flocos de aveia misturado com frutas secas, virou febre no café da manhã no continente americano, enquanto na suíça mesmo, ele é mais consumido à noite como opção ao jantar.

E você? Qual seu prato suíço favorito. Já provou alguns dos alimentos citados? Conta para a gente.

Um super beijo e até o próximo post!

KS.

 

 

 

Autor:

Jornalista curitibana, apaixonada por viagens e outras culturas, compartilhando a própria perspectiva sobre lugares, pessoas e costumes.

2 comentários em “5 Comidas Típicas da Suíça

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.