Anúncios

A Amazônia em Chamas de Desconhecimento

A Amazônia em Chamas de Desconhecimento

Em meio a uma série de acontecimentos, mais políticos-ideológicos do que qualquer outra coisa, a Amazônia está em chamas de desconhecimento. Hoje, vou compartilhar alguns dados importantes para que você possa ter mais informação a respeito.

É importante ressaltar que estamos falando da maior reserva de biodiversidade de todo o planeta. Fauna e flora que não existem em nenhum outro canto. Um tesouro de valor incalculável e que precisa ser protegido.

A Amazônia em chamas de desconhecimento

Quando o mundo volta os olhos para a nossa floresta, é tempo de se conscientizar sobre a importância da Amazônia e como fazer sua parte para contribuir para sua preservação.

The Rainforest

The Rainforest ou Floresta Pluvial, esse é um dos nomes da Amazônia. Ela produz sua própria chuva e ainda influencia as chuvas em outras partes do país por meio dos seus “rios voadores“.

Berço de uma quantidade incalculável de plantas e animais, muitos ainda não catalogados ou sequer descobertos. Além de deter 1/5 de toda a água potável do planeta. Uma riqueza inestimável e que deve ser cuidada com muito afinco.

A floresta cobre 5 milhões e meio de quilômetros quadrados da Bacia Amazônica, que por sua vez, cobre 7 milhões de quilômetros quadrados da América Latina.

O Brasil detém 60% do território amazônico. Logo em seguida aparece o Peru, com 13% e Colômbia com 10%. Depois, seguem Venezuela, Equador, Bolívia, as Guianas e o Suriname, com porcentagens bem menores.

Isso, é claro, quer dizer que o Brasil detém a soberania sobre a maior parte do Bioma Amazônico. O que é um trabalho impossível já que a floresta é gigantesca. A maior do planeta e a única rainforest ainda conservada.

Por falar nisso, a Amazônia foi eleita uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza no concurso promovido pela fundação suíça New Seven Wonders.

Amazônia em Chamas de desconhecimento

Pulmão do Mundo?

Primeiro precisamos entender que apesar de termos crescido ouvindo que a Amazônia é o pulmão do planeta, essa teoria já foi derrubada pela ciência. Mas, vamos esclarecer essa questão.

Ficou provado que a Amazônia é suficiente em si. Ou seja, a quantidade de oxigênio produzida pela floresta é quase a mesma que suas árvores adultas consomem. Portanto, não sobra muito, ainda que, devidas as proporções da floresta, seja um volume muito grande.

Os fitoplânctons, sim são as responsáveis por mais da metade da produção de oxigênio do planeta. Portanto, o pulmão do mundo fica submerso.

Amazônia pulmão do mundo

Isso quer dizer que está liberado derrubar todas as árvores e queimar a floresta? Acho que não preciso nem dizer que a resposta é: CLARO QUE NÃO! A importância da Amazônia, no entanto, para o e equilíbrio do clima é mais do que fundamental.

Uma floresta desse tipo, quando é devastada libera uma quantidade de CO2 absurda na atmosfera. Tudo isso em consequência da queima de combustíveis fósseis causados pela intervenção humana.

O Desmatamento

O desmatamento da floresta é o principal vilão para manutenção do bioma. Por isso, a derrubada de árvores para extração da madeira, a abertura de pastos e a grilagem de terras, não poderiam ser uma combinação pior para esse ecossistema.

A madeira ilegal é sempre resultado da extração não autorizada, caracterizada pela ação rápida e predatória que culmina na devastação de grandes áreas das florestas nativas.

Amazônia em chamas desmatamento

Cálculos dão conta de que por volta de 80% da madeira que é extraída da Amazônia é feita sem autorização. Naturalmente, pelas proporções, ela é a floresta brasileira que mais sofre com essas intervenções humanas.

Enquanto isso, a demarcação de terras indígenas, a reforma agrária e fundiária e, é claro, a preservação da floresta em si, sofrem com as consequências dessas ações.

Mas, se você acha que não pode fazer muito para evitar essas atitudes, comece a pensar nas suas. Se você quer ajudar a reduzir esse impacto nas terras amazonenses a conta é simples. Seja crítico com o consumo de produtos madeireiros sem certificação de procedência.

Além disso, você alguma vez já conferiu a origem da carne que você vem consumindo? Ela pode estar vindo diretamente desses pastos oriundos do desmatamento.

Amazônia em chama de desconhecimento

Então, se você não consome esses produtos, você está sim diretamente contribuindo para a preservação da floresta. Sem falar no TURISMO SUSTENTÁVEL. A região é realmente incrível, mas, ir visitar e alterar o ambiente ao redor é totalmente inaceitável.

Outra dica é, que tal reduzir a quantidade de carne vermelha que você vem ingerindo? Não estou dizendo para ninguém virar vegetariano ou vegano. Eu sei que isso é uma decisão pessoal, mas não custa nada tirar um dia ou dois da semana sem consumir alguns produtos de origem animal.

Você sozinho pode não fazer muita diferença, afinal uma andorinha só não faz verão. Agora imagina, todo mundo fazendo o mesmo? Ou, pelo menos, uma grande quantidade de pessoas? Isso, sem dúvidas, resultará na preservação da nossa natureza tão exuberante.

+ Leia também: O QUE É TURISMO SUSTENTÁVEL?

Amazônia Legal

Amazônia legal é o nome dado à área que compreende os nove estados da região norte do Brasil, mais o Maranhão. Independente de todo o território estar ou não incluído na Bacia Amazônica.

Com seus 5.217.423 quilômetros quadradros, representa 61% do território brasileiro. Mas, somente pouco mais de 12% da população brasileira vive por essas bandas. Além de quase 56% da população indígena do Brasil viver nessa área também.

Amazônia indígena

A Bacia Amazônica comporta parte do Bioma Cerrado e do Pantanal. Então, fica claro que toda essa riqueza natural fica dentro dela.

O termo, mais conceitual, foi criado na Era Vargas, a fim de planejar o desenvolvimento econômico e social da região amazônica concedendo incentivos fiscais para a região. Como o que aconteceu mais tarde com a Zona Franca de Manaus, que até hoje é uma zona de livre comércio com isenção fiscal.

No entanto, as políticas para a região com o intuito de desenvolvê-la não foram acertadas e hoje vemos uma região que só é explorada, mas não usufrui da riqueza que produz.

Fato X Fake

Nesse momento de ânimos acirrados, precisamos ter serenidade para identificar o que é fato e realmente está acontecendo ou o que é fake. Algumas notícias são espalhadas com finalidades políticas e tiram o foco do que é realmente importante no momento: preservar a floresta.

A Amazônia em Chamas de Desconhecimento

Enquanto a Amazônia está em chamas de desconhecimento, políticos, não só do Brasil, mas de outros lugares do mundo estão surfando nesse rio sem onda para se autopromoverem. É importante tomar cuidado e não acreditar em tudo o que se lê. Isso mesmo, nem esse texto, por exemplo.

Buscar as informações com a maior quantidade de fontes possíveis pode ser a diferença entre descobrir a verdade ou ficar na especulação. Mas, o pior de tudo é espalhar notícias falsas que em nada vão contribuir para cuidar do que é nosso.

Tipo, foto de girafa e leão nas queimadas da Amazônia ou mesmo fotos de vários anos atrás que lá na frente são desmascarados pela própria mídia. Por isso, se a Amazônia permanece em chamas de desconhecimento, o bioma perece. Tome cuidado com o que é fato ou fake.

Daqui a pouco vão querer entregar a Amazônia para órgãos internacionais, parecendo criança birrenta. Está na hora de acordar e parar de jogar a responsabilidade toda no governo.

A Amazônia é nossa, cabe a nós cuidarmos dela!

Até o próximo post!

KS.

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: