Anúncios

Aplicativos Úteis Na Sua Viagem

Aplicativos Úteis Na Sua Viagem

Gente, viajar é bom demais não é mesmo? Eu também acho. Mas, vou te dar algumas dicas de aplicativos super úteis na sua viagem. Te garanto que eles vão facilitar muito sua vida.

Os aplicativos são listados dos menos para os mais usados, mas você deve imaginar que todos serão muito usados em qualquer viagem. Note que alguns não estão disponíveis em todo o mundo, por isso sugiro alternativas.

Aplicativos Úteis Na Sua Viagem

Eles servem para outras funções também, no entando deixo as minhas observações de acordo com o item que acho mais relevante e funcional dos referidos aplicativos.

Todos os aplicativos que indico aqui são gratuitos e estão disponíveis para IOS e Android.

10° – HostelWorld/Trivago

Eu particularmente fiquei em hostel em congressos na faculdade e uma vez na Suíça. Já tentei ser desprendida assim, mas infelizmente não é para mim. Na faculdade a galera só queria festa e eu não estava naquelas cidades a turismo.

Eu queria dormir, porque em todos os congressos em que estive eu apresentei trabalhos, então queria estar bem para fazer uma boa apresentação. E como tenho o sono mais leve da vida qualquer barulho me acorda. Resultado: nunca dormia nada e sempre parecia um zumbi apresentando o circo do terror.

Passaram alguns congressos até que eu aprendi a escolher o lugar antes de viajar para não ser obrigada a ficar em hostels ou dormitórios nas universidades e não tive mais esses problemas.

Nada do que meu próprio quarto em um hotel. Não preciso de luxo, mas um quarto honesto, bem limpo e com o básico necessário já me deixa bem feliz.

Por isso o HostelWorld é para quem quer economizar na estadia e conseguir os melhores preços de hostels, não os melhores em si, mas você vai ter uma boa noção do que é melhor para você ou não e assim poder escolher melhor.

Por exemplo, esse hostel que fiquei na Suíça fica em um lugar incrível e fiz amigos muito bacanas nele. Alguns hostels no Brasil que fiquei na época da faculdade eram maravilhosos, com exceção da parte de dividir o quarto com uma galera.

Trivago

Em todos os continentes possíveis não há como fugir dessa propaganda. E todos os idiomas possíveis e sempre com um personagem diferente. Mas sempre terminando com a perguntinha: “Hotel? Trivago”! Já virou até meme.

O Trivago simplesmente pega o melhor preço do mesmo hotel. Ele te mostra o site que apresenta o preço mais baixo para você fazer sua reserva. Prático e simples assim.

9° – TripIt/Viator/Get Your Guide

O TripIt acessa seus e-mails coletando todas as informações de datas dos voos e hospedagem, criando um itinerário para você. Além disso, ele pode ser acessado offline, o que pode te ajudar a evitar muitos problemas caso não tenha acesso a internet.

O Viator te dá dicas sobre tudo o que fazer na sua viagem. Um excelente aplicativo para quem cai de paraquedas em um país estranho e te mostra as melhores opções sobre o que fazer no respectivo lugar.

Já com o Get Your Guide, que é mais famoso, você pode, além das sugestões, comprar os tickets. Isso evita que você tenha que ficar nas filas quilométricas, como é o caso de Roma, onde existem vários “níves” de valores que te darão acesso a algumas áreas específicas, como acontece no Coliseu.

8° – Airbnb

Se você gosta de um lugar mais intimista, mais “cara de casa”, o Airbnb é o seu aplicativo. Além de mostrar a foto, os valores normalmente são bem mais em conta que hotéis em geral.

Airbnb

Você também tem a opção de se hospedar com os anfitriões, que normalmente disponibilizam um ou mais quartos da sua propriedade. Assim, você terá uma experiência ainda mais real sobre o lugar em que está ficando.

Esses anfitriões, normalmente dão dicas e às vezes até embarcam em aventuras com seus hóspedes, levando-os para “turistar” pela cidade.

Mas, é sempre bom ficar de olho nas recomendações. Como em qualquer lugar do mundo, seus anfitriões podem não ser pessoas tão legais. Então minha dica é: sempre leia os comentários. Opinião é sim bem vinda nesse caso.

O plus é ter uma plataforma que se algo der errado pode te dar um suporte. No Airbnb você pode ter seu dinheiro de volta se alguma coisa der errado.

7°- Skyscanner/Swoodoo

Esses são aplicativos de busca de passagens aéreas. O Swoodoo você pode usar para buscar hotéis e carros, mas o meu foco nele são os voos. O Skyscanner faz literamente um scanner nos preços das passagens aéreas e mostra as melhores opções para você.

O Swoodoo também tem essa função. Escolha o melhor e garanta a economia nas passagens para poder gastar mais com outras coisas. 🙂

6°- Navmii/ Maps.me

Navmii é um aplicativo de navegação offline e online, o que para mim é a maior vantagem. Então você baixa o aplicativo referente ao país que você vai viajar e pode usá-lo também offline.

No Camboja ainda não possuia Navmii quando fui para lá no segundo semestre do ano passado. Por isso, tive que usar o Maps.me, o que foi bem tranquilo. Se o país não tiver use um outro aplicativo de navegação. Nem que seja o Google Maps. Acredite, se perder em um país estrangeiro, normalmente, não é boa ideia.

Leia também: COISAS QUE NÃO TE CONTAM SOBRE VIAJAR.

5°- Google Translate

Para mim o Google Translate é o mais básico e prático tradutor. Ele normalmente já vem nos telefones e isso facilita muito as coisas. Então quando você precisa de tradução para um idioma desconhecido esse aplicativo é o mais prático, apesar de achar que para cada idioma diferente existem aplicativos melhores.

Falo da praticidade do Google, porque ele reúne vários idiomas em um mesmo app que possui uma qualidade razoável para quem está na estrada. Sendo assim acho ele mais do que suficiente para fazer pedidos em restaurantes e consultar pequenas frases rapidamente.

Eu particularmente não uso muito tradutor. Quando vou para um país que não conheço a língua procuro aprender frases importantes e palavras usadas no dia a dia para facilitar a comunicação. Acredite, nem todo mundo fala inglês, mesmo em lugares muito turísticos.

Já passei por situações bem engraçadas, mas até hoje sobrevivi, vai saber!

4°- XE Currency/Transferwise

Se o assunto é dindin e sua viagem é internacional, você certamente vai precisar desses dois aplicativos. O XE Currency é um conversor de moedas e de quebra te diz se o câmbio é justo. Assim você tem melhor noção de quanto, de fato, está gastando. Parece simples, mas pode ser uma “mão na roda”.

Já o Tranferwise é para transferências de dinheiro para o exterior. De todas as formas de se fazer isso, este método se mostrou o mais prático por ser muito rápido e mais econômico, pois possui a melhor taxa.

Basicamente, o Tranferwise parece possuir agentes em diversos países que fazem a transação direto no país para o qual você vai fazer a transferência. Um e-mail é enviado no momento em que a transação é concluída.

No começo tive um pouco de receio, pois é muito simples o processo. O melhor é que você pode fazer o pagamento com o cartão de crédito, o que torna a operação mais segura. Já usei esse app várias vezes e não tive nenhum problema.

3°- Uber/Grab/99

Apesar de estar longe do ideal, para mim o Uber é ainda o aplicativo mais seguro e preciso quando o assunto é solicitar um carro ao invés dos táxis que via de regra são bem mais caros.

Não sei o que teria feito em Londres sem o Uber, que apesar de ainda sair bem caro quando convertemos de Reais para Libras, foi quase metade do valor dos táxis tradicionais por lá e me senti bem segura quanto aos motoristas.

Aplicativos Úteis Na Sua Viagem

Na Ásia, infelizmente o Uber não é permitido. Portanto minha opção foi o Grab, que é um protótipo de Uber com um GPS bem ruinzinho, fazendo com que praticamente todos os motoristas tivessem que ligar.

Esse simples fato de ligarem já era um problema porque eu pagava pela simples ligação ainda que não atendesse.  Por isso, eu me apressava para enviar uma mensagem para tentar facilitar o entendimento quanto ao ponto de encontro. Mas, normalmente nos encontrávamos uma ou duas quadras do lugar referido.

Se estou no Brasil, fico entre o Uber e o 99 e, às vezes, o segundo ganha nos preços, especialmente em feriados e dias em que o Uber cobra um valor bem acima do que o praticado normalmente.

2°- Booking.com/Hotels.com/Agoda

O Booking.com é o mais completo site de reservas na minha opinião. Você realmente encontra de tudo nele. Desde hostels até luxuosos hotéis. Em caso de problemas com o hotel e a gerência não resolver, normalmente o Booking resolve.

Booking.com

O ideal é combinar os dois: reclamar no hotel e no Booking. Noites grátis no próprio hotel ou em outros hotéis, bem como descontos não são incomuns. O Hotels.com segue a mesma linha, mas o Booking na minha opinião é mais eficiente quando o foco é acomodação.

O Agoda foi o aplicativo que eu mais usei para buscar hotéis na minha recente viagem à Ásia. Esse site tem nome esquisito e quando minha irmã me recomendou não levei muita fé, mas quando vi que o negócio podia funcionar resolvi usar.

Imagine minha surpresa quando no Agoda tive melhores resultados do que nos outros aplicativos quando o assunto foi Ásia.

1°- Trip Advisor

O Trip Advisor é o top 1 da nossa lista. Por quê? Porque é basicamente um buscador de tudo para a sua viagem e todas as áreas ele é bom.  Primeiro porque é um termômetro com as opiniões e resenhas de quem já esteve no respectivo, hotel, restaurante, atração turística, ou qualquer lugar que mereça a opinião do visitante seja ela boa ou ruim.

Aplicativos Úteis Na Sua Viagem

Isso vai ranquear os lugares que para conseguir avaliações positivas, são impulsionados a melhorar o serviço.

Além de você encontrar opiniões dos turistas e poder agendar passeios turísticos. Portanto minhas pesquisas sobre qualquer coisa relacionada ao meu destino, começa nesse aplicativo.

Ele é bem comum no mundo todo inclusive na Ásia. Até os pequenos locais exibem as suas plaquinhas recebidas do Trip Advisor com a quantidade de estrelas dadas pelos viajantes. Dessa forma eles podem fazer uma auto avaliação na prestação dos serviços e melhorarem conforme as opiniões.

Para fechar te digo que fui mudando de aplicativos ao longo do tempo e esses se tornaram os meus queridinhos, no entanto, você deve analisar o que serve melhor para as suas necessidades.

Você conhece algum aplicativo interessante para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários.

Até a próxima viagem!

KS.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: