Anúncios

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Você já ouviu falar sobre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo? Além de te contar quais são, vou te contar algumas curiosidades sobre elas.

Criada pelos gregos há muito tempo atrás, essa lista dominou e ainda domina o imaginário de muitas pessoas que adorariam ver essas obras frente à frente. Esse foi o intuito de os gregos criarem uma lista assim.

Quase como um itinerário de obras espetaculares criadas pelo homem, que todas as pessoas deveriam visitar, por sua grandeza e magnitude.

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Infelizmente hoje não é possível realizar essa façanha, já que a maior parte dessas “belezuras” não existe mais, com exceção da primeira, que apesar de não conservar todas as características antigas que a conferiram o título, ainda está lá, majestosa, no meio do deserto.

1. A Grande Pirâmide de Gisé

Ao contrário do que estamos habituados a dizer, não são as três pirâmides de Gisé que figuram na lista das 7 maravilhas do mundo antigo, mas somente a maior, a pirâmide de Quéops.

Também Conhecida como A Grande Pirâmide de Gisé ou, somente, A Grande Pirâmide, é a maior das três pirâmides. A única das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda existe. O mais interessante é que ela é também a mais antiga obra de todas.

Pirâmide de Gisé

Construída como túmulo para o faraó Quéops há mais de 4500 anos, ela está praticamente intacta. Com exceção do revestimento exterior feito de pedras calcárias brancas altamente polidas que brilhavam sob o sol.

Elas sofreram com terremotos e acabaram por serem removidas por outros reis e também saqueadores ao longo do tempo.

A Grande Pirâmide levou de 10 a 20 anos para ser construída segundo os especialistas que defendem teses diferentes. Mas, o que mais impressiona não é a obra em si, mas a engenharia por detrás dela.

Ainda hoje um grande mistério paira sobre a construção das pirâmides. Como puderam ser construídas com recursos tão primitivos e resultar em uma obra de engenharia tão precisa? Como as pedras que formam as pirâmides foram transportadas até o local? Essas são apenas algumas perguntas que talvez nunca serão respondidas.

A Necrópole de Gizé estava na lista dos 21 monumentos finalistas das 7 MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO. Mas, foi removida para receber o título de Maravilha Honorária.

Obviamente o conjundo das três maiores pirâmides e a Esfinge já figuram como patrimônio histórico da UNESCO.

2. Jardins Suspensos da Babilônia

Se tem uma coisa que eu fico intrigada é como seriam os Jardins Suspensos da Babilônia. Na verdade não existe comprovação exata de que eles realmente existiram. O que se tem, são indícios por meio de escavações que demonstram que eles podem realmente ter existido.

Jardins Suspensos da Babilônia
Imagem de livro publicado em 1912

A teoria mais aceita seria a de que os Jardins Suspensos da Babilônia seriam um presente do rei Nabucodonosor para sua esposa, a rainha Amyitis, em 605 a.C., na Mesopotâmia que sentia saudade da sua terra natal.

Esses jardins eram basicamente construídos sobre terraços, contendo uma infinidade de espécies de plantas, formando uma rica fauna e flora.

3.  Estátua de Zeus

O mais poderoso dos deuses gregos teve uma estátua gigante construída em Olímpia na Grécia. A Estátua de Zeus foi construída em ouro e marfim por volta de 450 a.C., durante 8 anos.

Phídias esculpiu Zeus sentado em seu trono com aproximadamente 13 metros de altura. A escultura ficava no santuário de Olímpia, dentro do Templo de Zeus, claro.

Estátua de Zeus uma das 7 Maravilhas do mundo antigo
Reprodução da Estátua de Zeus no Museu Hermitage em São Petersburgo, na Rússia

Arqueólogos apresentam algumas hipóteses para sua destruição. Alguns afirmam que a estátua foi destruída junto com o templo em 426, outros afirmam que ela foi levada à Constantinopla, atual Istambul e destruída em um incêndio posterior que ocorreu por lá.

4. Mausoléu de Halicarnasso

Mausoléu é uma palavra criada a partir do nome do rei Mausolo de Halicarnasso. A tumba construída para que ele fosse enterrado era tão magnífica que entrou para a lista das 7 maravilhas. Desde então, sepulturas luxuosas são chamadas de mausoléus.

Mausoléu de Halicarnasso

O Mausoléu de Halicarnasso foi construído entre 353 e 350 a.C. e ficava na Turquia. O monumento era adornado com quadros dos maiores artistas gregos e tinha nada menos que 126 metros de altura.

Além disso, o mausoléu possuía 36 colunas e seu telhado era em forma de pirâmide com uma enorme escultura de mármore no topo. Entre os séculos XI e XV o mausoléu foi destruído por um terremoto.

5. Colosso de Rodes

Esse monumento eu queria ter vivido para ter visto. Alguns filmes reproduzem a estátua como se cada perna ficasse de lado da entrada da ilha e os barcos passem por debaixo. Sempre fiquei encantada com essa versão.

Colosso de Rodes 7 maravilhas do mundo antigo
Colosso de Rodes reproduzido na série Game Of Thrones da HBO

Porém, mais tarde, estudos comprovaram que a estátua ficava no topo de uma colina. O Colosso de Rodes era revestido de bronze, pesava mais de 70 toneladas e tinha mais de 30 metros de altura.

A estátua colossal reproduzia Hélios, o deus Sol. Construída para celebrar a vitória dos gregos contra os macedônios no século 294 a.C., na ilha de Rodes.

Das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, esta é a que teria ficado menos tempo em pé, 54 anos até ser atingida por um terremoto em 226a.C., tendo seus joelhos quebrados e caindo.

Seus restos ficaram sob o chão por mais de 800 anos e ainda assim era tão impressionante que atraía muitos turistas para contemplar essa obra. No ano de 653 a estátua teria sido derretida e vendida a um comerciante judeu que precisou de 900 camelos para carregar todo o bronze.

6. Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria não fazia parte da lista inicial das 7 maravilhas, mas sim os Muros da Babilônia. O farol só entrou para a lista no século VI, substituindo as muralhas.

Farol de Alexandria
Uma das representações de como seria o Farol de Alexandria

Localizado na Ilha de Faros, o farol foi construído entre 280 e 247 a.C., na cidade de Alexandria. Com uma altura entre 120 e 137 metros, durante muitos séculos foi a estrutura mais alta do mundo, sendo destruído por diversos terremotos entre os anos de 956 e 1323.

4. Templo de Ártemis

O maior templo do mundo antigo, o Templo de Ártemis ou Diana, foi construído em 550 a.C. em Éfeso.

Esta citação de Antípatro de Sídon sobre o templo da deusa da caça e dos animais selvagens, descreve sua grandiosidade.

Pus os olhos nas elevadas muralhas da Babilônia, nas quais há um caminho para carruagens, e na estátua de Zeus pelo Alfeu, nos jardins suspensos, no colosso do Sol, no enorme trabalho das altas pirâmides e no vasto túmulo de Mausolo; mas quando vi a casa de Ártemis que subia às nuvens, aquelas outras maravilhas perderam seu brilho e eu disse: “Eis que, além do Olimpo, o Sol nunca olhou tão alto.”

Duzentos anos após sua construção, o templo foi  destruído por um grande incêndio e depois reerguido por Alexandre o Grande se tornando uma maravilha do mundo antigo.

Hoje em dia, depois de muitos terremotos e saques, das 127 colunas que existiam, uma única foi reerguida por arqueólogos alemães no século XIX, e permanece como símbolo do que um dia o templo foi.

Leia também: Formas de Viajar!

E as 7 Maravilhas do Mundo Moderno? Você sabe quais são? Se não sabe eu te conto no próximo post.

Até lá!

Bjos.

KS.

Anúncios

Comments

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: