Berna – A Cidade dos Ursos
Sou suspeita em falar, mas para mim Berna, a Cidade dos Ursos é certamente uma das mais belas de toda a Suíça. Berna em alemão “Bärn”, significa urso. E sim, eles estão pela cidade, mesmo que ainda sejam poucos.
A cidade foi fundada no ano de 1191. Diz a lenda que o fundador da cidade Berchtold V, Duque de Zähringen, disse que o primeiro animal que vissem durante a caça seria o que daria o nome a cidade. E, é claro, foi um urso.

A capital da Suíça – sim, a capital é Berna e não Zurique -, é uma cidade medieval que mantém características ancestrais. Poderia passar o dia todo só caminhando e admirando as construções, as ruas, as vitrines da Cidade Antiga. Tudo é realmente surpreendente.
Poucas cidades no mundo são tão conservadas historicamente como Berna. Por esse motivo, em 1983 ela se tornou Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Foi em Berna que o físico alemão Albert Einstein desenvolveu a teoria da Relatividade enquanto vivia em terras bernenses.

Mas, outra presença ilustre se tornou a principal atração para os turistas que visitam a cidade suíça. Os ursos ao vivo e a cores são esperados ansiosamente, apesar de muitas vezes preferirem se esconder na caverna construída para eles.
Der Bärengraben – O Fosso Dos Ursos
O primero registro da existência do fosso para os ursos data de 1441. O fosso atual foi inaugurado em 1857 e em 1925 foi concluído, com a construção de uma vala menor para os ursos mais jovens.


Nos anos 70 foi feita uma reforma, mas os ativistas já estavam fazendo pressão para que os animais fossem removidos do fosso. O que só aconteceu muitos anos depois.
Ações na justiça foram tomadas com o intuito de melhorar as condições dadas aos animais. A prefeitura da cidade se viu então obrigada a tomar uma atitude.
O fosso ficou vazio por alguns meses em 2009 já que o urso Pedro teve que ser sacrificado em 30 de abril daquele ano. Ele foi o último urso a viver no fosso.
Durante esse período o fosso foi aberto ao público até a chegada dos novos habitantes.
Baeren Park – O Parque Dos Ursos
O Parque dos Ursos foi inaugurado em 22 de outubro de 2009 e aberto ao público três dias depois, dia 25 de outubro. O objetivo principal foi proporcionar uma melhor qualidade de vida aos animais.
De quebra, criaram uma super atração, já que nos primeiros meses de existência o parque chegou a atrair mais de 20 mil turistas por dia.
Com 6000 metros de área, do fosso até as margens do Rio Aare, os ursos podem agora nadar e até mesmo pescar, caminhar mais livremente. Como consequência se tornaram a maior atração de Berna.
Os turistas adoram vir até o parque para ver o símbolo da cidade em carne e osso. Atualmente o parque conta com a presença de quatro ursos: Björk, Finn, Berna e Ursalina.
Björk and Finn chegaram em outubro de 2009. Dois meses após a chegada no parque a fêmea Björk deu a luz a dois bebês ursos: Berna e Urs.
Os bebês só sairam da caverna para um breve passeio em fevereiro de 2010. Foi quando tiveram que mudar o nome de Urs para Ursalina, pois descobriram se tratar de outra fêmea.

Finn, foi separado dos pequenos durante este período para não correr o risco de achá-los fofos demais e devorá-los.
Björk e Berna começaram a ter problemas de relacionamento e em 2013 Berna foi tranferida para a Bulgária. Hoje os três ursos restantes vivem no parque.

O Parque custou 24 milhões de francos suíços. A estimativa inicial era de 9,7 milhões. Mas. a instabilidade do terreno que tinha problemas estruturais aumentou significativamente os custos.
Finalmente, os ursos de Berna tem o seu próprio espaço que, apesar de não ser o ideal, certamente é bem mais saudável do que o antigo fosso.
O Urso Ataca
Finn, o macho do parque já chegou chegando. No mesmo ano da inauguração um homem caiu no viveiro dos ursos de uma altura de 4 metros e Finn não deixou por menos.
Durante 7 minutos de puro terror, o homem de 25 anos foi sacudido, mordido no tronco e gravemente ferido pelo animal.
Sob gritos de turistas que jogavam coisas no urso a fim de distraí-lo, a polícia atirou em Finn para contê-lo.

A polícia informou que o homem tinha problemas mentais. O diretor do parque disse que naquele momento os tiros eram a única forma de parar o ataque já que dardos tranquilizantes demorariam muito tempo para fazer efeito.
Ele reforçou também que Finn estava defendendo seu território e que não havia como prever o acontecido. Tanto o urso quanto o homem se recuperaram do acontecido.
A Cidade Antiga
Berna se juntou a Confederação Helvétiva em 1353. Em 1045 houve um grande incêndio na cidade que dizimou os edifícios de madeira. Hoje os edifícios de arenito são os que dão vida a cidade.

O Rio Aar ou Aare é o protagonista na cidade. De um verde esmeralda que as vezes muda para o turquesa, são hipinotizantes. No meu caminho para as aulas de alemão, tinha que passar por ele todo o dia. E, acredite, todo o dia ele me encantava.
Não é só de ursos que vive Berna. A cidade é um museu a céu aberto e a quantidade de turístas que você vê logo cedo demonstra como a cidade é interessante e cheia de vida.
Com certeza Berna é uma das minhas cidades favoritas da Suíça.
E você? Gostou da Cidade dos Ursos? Comenta aqui e divide com a gente!
Beijos e até a próxima viagem!
KS.
Você precisa fazer log in para comentar.