Anúncios

Berna – A Cidade dos Ursos

Berna – A Cidade dos Ursos

Sou suspeita em falar, mas para mim Berna, a Cidade dos Ursos é certamente uma das mais belas de toda a Suíça. Berna em alemão “Bärn”, significa urso. E sim, eles estão pela cidade, mesmo que ainda sejam poucos.

A cidade foi fundada no ano de 1191. Diz a lenda que o fundador da cidade Berchtold V, Duque de Zähringen, disse que o primeiro animal que vissem durante a caça seria o que daria o nome a cidade. E, é claro, foi um urso.

Berna a cidade dos ursos
Urno bernense

A capital da Suíça – sim, a capital é Berna e não Zurique -, é uma cidade medieval que mantém características ancestrais. Poderia passar o dia todo só caminhando e admirando as construções, as ruas, as vitrines da Cidade Antiga. Tudo é realmente surpreendente.

Poucas cidades no mundo são tão conservadas historicamente como Berna. Por esse motivo, em 1983 ela se tornou Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Foi em Berna que o físico alemão Albert Einstein desenvolveu a teoria da Relatividade enquanto vivia em terras bernenses.

Berna a cidade dos ursos
Bandeira do Cantão Berna – Ilustrando o Urso Símbolo da Capital

Mas, outra presença ilustre se tornou a principal atração para os turistas que visitam a cidade suíça. Os ursos ao vivo e a cores são esperados ansiosamente, apesar de muitas vezes preferirem se esconder na caverna construída para eles.

Der Bärengraben – O Fosso Dos Ursos

O primero registro da existência do fosso para os ursos data de 1441. O fosso atual foi inaugurado em 1857 e em 1925 foi concluído, com a construção de uma vala menor para os ursos mais jovens.

O Fosso dos Ursos 1880 Wikipedia_Museu de História de Berna
O Fosso dos Ursos por volta de 1880 Fonte: Wikipédia/Museu de História de Berna
Fosso dos Ursos em 1990
O Fosso dos Ursos em 1890

Nos anos 70 foi feita uma reforma, mas os ativistas já estavam fazendo pressão para que os animais fossem removidos do fosso. O que só aconteceu muitos anos depois.

Ações na justiça foram tomadas com o intuito de melhorar as condições dadas aos animais. A prefeitura da cidade se viu então obrigada a tomar uma atitude.

O fosso ficou vazio por alguns meses em 2009 já que o urso Pedro teve que ser sacrificado em 30 de abril daquele ano. Ele foi o último urso a viver no fosso.

Durante esse período o fosso foi aberto ao público até a chegada dos novos habitantes.

Baeren Park – O Parque Dos Ursos

O Parque dos Ursos foi inaugurado em 22 de outubro de 2009 e aberto ao público três dias depois, dia 25 de outubro. O objetivo principal foi proporcionar  uma melhor qualidade de vida aos animais.

De quebra, criaram uma super atração, já que nos primeiros meses de existência o parque chegou a atrair mais de 20 mil turistas por dia.

Com 6000 metros de área, do fosso até as margens do Rio Aare, os ursos podem agora nadar e até mesmo pescar, caminhar mais livremente. Como consequência se tornaram a maior atração de Berna.

Os turistas adoram vir até o parque para ver o símbolo da cidade em carne e osso. Atualmente o parque conta com a presença de quatro ursos: Björk, Finn, Berna e Ursalina.

Björk and Finn chegaram em outubro de 2009. Dois meses após a chegada no parque a fêmea Björk deu a luz a dois bebês ursos: Berna e Urs.

Os bebês só sairam da caverna para um breve passeio em fevereiro de 2010. Foi quando tiveram que mudar o nome de Urs para Ursalina, pois descobriram se tratar de outra fêmea.

Berna a cidade dos ursos
Berna e Ursalina com 6 meses de idade – Foto: Chriusha

Finn, foi separado dos pequenos durante este período para não correr o risco de achá-los fofos demais e devorá-los.

Björk e Berna começaram a ter problemas de relacionamento e em 2013 Berna foi tranferida para a Bulgária. Hoje os três ursos restantes vivem no parque.

Bjork Berna a cidade dos ursos
A Ursa-Mãe Björk – Foto: Chriusha

O Parque custou 24 milhões de francos suíços. A estimativa inicial era de 9,7 milhões. Mas. a instabilidade do terreno que tinha problemas estruturais aumentou significativamente os custos.

Finalmente, os ursos de Berna tem o seu próprio espaço que, apesar de não ser o ideal, certamente é bem mais saudável do que o antigo fosso.

O Urso Ataca

Finn, o macho do parque já chegou chegando. No mesmo ano da inauguração um homem caiu no viveiro dos ursos de uma altura de 4 metros e Finn não deixou por menos.

Durante 7 minutos de puro terror, o homem de 25 anos foi sacudido, mordido no tronco e gravemente ferido pelo animal.

Sob gritos de turistas que jogavam coisas no urso a fim de distraí-lo, a polícia atirou em Finn para contê-lo.

Urso Finn
Urso Finn – Foto: Chriusha

A polícia informou que o homem tinha problemas mentais. O diretor do parque disse que naquele momento os tiros eram a única forma de parar o ataque já que dardos tranquilizantes demorariam muito tempo para fazer efeito.

Ele reforçou também que Finn estava defendendo seu território e que não havia como prever o acontecido. Tanto o urso quanto o homem se recuperaram do acontecido.

A Cidade Antiga

Berna se juntou a Confederação Helvétiva em 1353. Em 1045 houve um grande incêndio na cidade que dizimou os edifícios de madeira. Hoje os edifícios de arenito são os que dão vida a cidade.

Vista da Ponte
Rio Aar em Berna

O Rio Aar ou Aare é o protagonista na cidade. De um verde esmeralda que as vezes muda para o turquesa, são hipinotizantes. No meu caminho para as aulas de alemão, tinha que passar por ele todo o dia. E, acredite, todo o dia ele me encantava.

Não é só de ursos que vive Berna. A cidade é um museu a céu aberto e a quantidade de turístas que você vê logo cedo demonstra como a cidade é interessante e cheia de vida.

Com certeza Berna é uma das minhas cidades favoritas da Suíça.

E você? Gostou da Cidade dos Ursos? Comenta aqui e divide com a gente!

Beijos e até a próxima viagem!

KS.

Anúncios

Comments

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: