Anúncios

Maratona de Aeroporto

Maratona de Aeroporto

Gente, todo mundo acha que voar é algo simples e (salvo raras exceções), é mesmo. Mas, talvez, o que não seja tão simples é enfrentar toda a maratona de aeroporto. Desde chegar dentro do avião e, às vezes, sair dele.

Maratona de Aeroporto
Uma parte da viagem de avião que não d’a para escapar é a Maratona de Aeroporto

Se você pretende viajar, especialmente para longas distâncias onde um voo exige conexões, se prepare. Na correria você pode deixar passar algumas coisas importantes.

+Leia também: CHECKLIST – TUDO PARA SUA VIAGEM!

Hoje vou desbravar cada momento da viagem, porque sei que pode ajudar muita gente que não tem o hábito de voar ou mesmo, que nunca viajou de avião e precisou passar pela maratona de aeroporto.

Vejam bem, para algumas pessoas isso flui normalmente. Ainda que você insista em sempre estar no limite, pode ser que nada dê errado, até dar.

Aquele papo de chegar duas horas antes no aeroporto para voos domésticos e três horas para voos internacionais, nunca fez muito sentido para mim. Mas, hoje digo com segurança que vale muito a pena seguir.

E não só para você que é um iniciante no mundo das viagens. Mas, em qualquer circunstância, vale a pena se precaver.

Eu mesma faço isso? Claro que não. Mas, deveria. Primeiro porque eu odeio esperar. Geralmente se faço conexões, sempre escolho as que tem a menor time-window possível.

Sempre penso que é muito tempo sem fazer nada. Mas, já me dei mal por não chegar antes. Eu te conto o porquê na sequência.

Direitos

Todo mundo que vai viajar deve estar ciente de seus direitos e deveres antes de entrar em um aeroporto.

Seria praticamente impossível listar todas as garantias que as companhias são obrigadas a oferecer.

Mas, meu objetivo aqui é propor um norte para que você esteja ciente que tem direitos. Você só tem que fazer valer cada um de acordo com a situação.

Por exemplo, no caso de voos que atrasam. Se o atraso for de uma hora, você tem direito à uma ligação. Mais de duas horas a companhia deve oferecer alimentação. Seja ela própria servindo ou por meio de vouchers.

Maratona de Aeroporto Espera
Fique de olho nos seus direitos no caso de atrasos

Se a espera for mais de quatro horas, a companhia deve providenciar hospedagem e translado.

Existem opções de realocar os passageiros em outros voos, mas o passageiro pode recusar. Assim, terá o valor integral da passagem ressarcido. Há casos de perdas materias que a companhia também deve ressarcir.

Alguns casos mais específicos, existem a necessidade de buscar um advogado para dar início a um processo. Neste caso, a espera pelo ressarcimento pode chegar a um ano.

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC é responsável por determinar diretrizes e políticas que as companhias aéreas devem seguir.

Se você tiver algum problema no aeroporto, procure o escritório da agência. Lá eles vão te dar suporte e todas as informações necessárias.

Em caso de problemas a ANAC possui um site chamado PASSAGEIRO DIGITAL. Nele você encontra todas as informações necessárias para seu embarque.

Deveres

Se você está viajando com outra (s) pessoa (s), confira os lugares de destino, os horários, os portões de embarque. Ninguém é mãe de ninguém e se alguma coisa der errado não vale jogar a culpa em uma pessoa só.

Todo mundo tem deveres e os dos viajantes de avião também devem ser cumpridos à risca.

Portanto, não chegue em cima da hora para fazer o check-in. Acredito que hoje todas as companhias aéreas já dispõem de check -in online 72 horas antes do voo.

Sendo assim, garanta que vai chegar no embarque somente para despachar as bagagens, se tiver.

Respeite os agentes de aeroporto sempre, você pode ser enquadrado no crime de desacato à autoridade.

Se informe e fique atento aos paineis. Pode haver alterações no seu voo, tanto de horário quanto de portão de embarque.

Perder um voo por desatenção não te dará direito a ter seu rico dinheiro de volta.

Atento aos painéis do aeroporto
Ficar atento aos painéis é seu dever

Bagagem de Mão

Para saber o que pode levar ou não na bagagem de mão é preciso, primeiramente, saber o que é uma.

  • Bolsa de mão ou maleta
  • Peças que possam ser colocadas embaixo da poltrona
  • Cobertores, mantas e casacos
  • Livros (não exagere), ninguém lê tantos livros em um único voo.
  • Guarda-chuvas ou bengalas (desde que não pontiagudas)

É bom lembrar que mochilas devem ser colocadas embaixo da poltrona para abrir espaço para outras malas mais rígidas nos maleiros.


Cada viajante tem direito de transportar consigo uma máquina fotográfica, um laptop e um relógio. Items duplicados podem sofrer taxação, então tome cuidado.

Jóias e peças de valor devem ser levadas sempre com você na bagagem de mão, já que as malas despachadas sempre correm o risco de serem extraviadas.

Mas, cuidado, não é só o peso que conta. As dimensões da mala também poderão ser conferidas. Por isso, cheque no site da companhia aérea com antecedência os padrões exigidos.

Bagagem de mão
Cuidado com o peso e as dimensões das malas de mâo

Duas Cabeças Pensam Melhor!

Não é porque você está viajando com um expert no destino que essas coisinhas mais técnicas são responsabilidade desse ser iluminado. A menos, é claro, que esta seja a função da pessoa e ela esteja sendo devidamente paga para isso.

Ainda assim, não tem escapatória, a maratona de aeroporto é para todos. Acho vacilo não dar uma conferida também. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma.

Duas cabeças pensam melhor

Portanto, a probabilidade de “dar ruim” diminui proporcionalmente ao número de cérebros pensantes.

Algumas cidades pelo mundo afora possuem mais de um aeroporto internacional. Preste atenção nisso. Eu te conto o porquê.

Esse é o caso, por exemplo, de Bangkok na Tailândia, que tem dois aeroportos internacionais. Uma vez eu estava fazendo uma viagem Bangkok/Londres.

A pessoa responsável por verificar as passagens e o aeroporto origem estava em um dia meio avoado, por assim dizer. E não fiz questão de conferir.

Eu sempre estou na hora marcada, pontualmente sentada no lobby do hotel esperando quem estiver comigo ou o meu táxi, precisamente na hora marcada.

Mas, eu não tenho muita sorte de viajar com pessoas assim. Acho que nesse quesito sou mais suíça que muitos nativos. Odeio esperar e que me esperem. Por isso, seja pontual pessoa!

Enfim, a pessoa maravilinda se atrasou. Na pressa, informou o aeroporto errado para o taxista. Quem conhece Bangkok e já transitou por esses dois aeroportos, sabe que cada um fica de um lado da cidade.

Chegamos ofegantes no balcão de informações em cima da hora porque não estávamos encontrando o balcão de check-in da Thai Airways. Claro que não íamos achar, simplesmente porque a companhia não operava naquele aeroporto.

Em Bangkok, como na maioria dos países da Ásia, o Uber é proibido e costumamos usar uma versão similar chamada Grab. Porém, esse aplicativo costuma te mandar para algumas quadras de onde você realmente está.

Você já deve imaginar que demoramos uma eternidade para conseguir que o taxista nos levasse ao aeroporto certo, que ficava no outro canto do mundo.

Olimpíadas

Assim que chegamos no Aeroporto Internacional de Bangkok – Suvarnabhumi (dessa vez o certo), começou uma força tarefa para nos colocar dentro de nossos voos.

Nem todos íamos para o mesmo destino, e eu faria um voo solo para Londres. Mas, graças a disposição das maravilhosas moças do balcão de informação do Aeroporto Mueang, quando lá chegamos, o pessoal da Thai Airways, já estava preparado para nos “despachar”.

E aí, essa maratona de aeroporto virou uma Olimpíada. Por isso, sempre bato na tecla de chegar com antecedência. Normalmente, os aeroportos internacionais são gigantescos e pode demorar até chegar ao seu portão de embarque.

Maratona de Aeroporto

Bom, despachamos as malas e ainda tive que colocar coisas na mochila porque estava dois ou três quilos mais pesada que o permitido. Isso que pesei no hotel antes, mas, sempre dá uma diferença.

Depois disso, nos colocaram em umas passagens secretas e ainda cortamos caminho até o início dos portões. Quando chegamos lá, foi dada a largada cada um para seu gate.

Eu corri tanto que achei que ia morrer. Deveria, pelo menos, ter sido contemplada com uma medalha na chegada. Afinal, nem pude me despedir direito de ninguém.

Com a mochila cheia e ainda com o computador para fazer peso extra, dava pequenas paradas para recuperar o fôlego e retomar um novo sprint.

Ao me aproximar do meu portão de embarque, um funcionário da Thai Airways me acenou para que desacelerasse. O meu voo tinha atrasado uns quinze minutos e eu poderia relaxar.

Pensei que tinha corrido tanto para nada, mas no fim das contas só agradeci por ter chegado a tempo e por aquela equipe incrível da cia aérea e do aeroporto ter nos ajudado tanto. Isso nunca aconteceu em outro lugar.

Maratona de Aeroporto

Fila de Embarque

Você pode ser perguntar o porquê as pessoas querem ser as primeiras a embarcar no avião. Depois dessa dica você vai entender que ficar na fila de embarque pode ser uma boa escolha.

Cada um tem a opção de levar uma mala de mão consigo no avião. Mas, você deve perceber que nem todas as malas cabem no maleiro junto com os passageiros.

Portanto, os últimos a embarcarem terão de abrir mão de levar seus pertences consigo e terem a mala despachada no porão da aeronave.

Viagem

Então se você está levando coisas que não quer correr nenhum tipo de risco de estraviar, não custa nada ficar na fila um pouco mais de tempo. Pode custar uma mala estraviada a menos.

Bom, depois dessa maratona de aeroporto, nada como chegar no destino. Curtir a viagem é o mais importante.

Viagem

Por hoje e só. Se ainda tiver alguma dúvida, comente aqui embaixo que se eu souber te respondo com certeza.

Bjokas e até a próxima viagem!

KS.

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: