O que realmente é Marketing Digital?
Viagem

O Que Realmente é Marketing Digital?

Saiba como aplicá-lo em Mídias Sociais como o Instagram

Se alguém te perguntar hoje o que é realmente Marketing Digital e como funciona na prática, você saberia responder sem pensar? Quer você trabalhe ou não no ramo é importante que saiba essa resposta com propriedade.

O que realmente é Marketing Digital?

Etendendo o Marketing Digital

Esses dias um colega de faculdade que não via há anos me perguntou com o que eu estava trabalhando. Quando eu respondi Marketing Digital ele me disse que já tinha atuado na área, mas que não tinha futuro porque ele tinha que mentir para as pessoas para ganhar algum dinheiro e já estava “queimado” no mercado.

Imagine minha surpresa quando ele que dizia trabalhar com vendas para o Instagram. É isso mesmo, ele chamou uma ação de compra e venda pela internet de Marketing Digital.

Por isso, é importante saber que pessoas sem conhecimento estão em todos os lugares. O problema não é se enganar, como meu amigo, o problema é enganar os outros.

Afinal, quem não se lembra de como muitos operadores de pirâmides usaram o nome de Marketing Multinível para enganar pessoas em um passado próximo.

Sendo assim vamos esclarecer que Marketing Digital, como o próprio nome diz, é o Marketing realizado pelas empresas ou indivíduos por meio do ambiente digital a fim de resolver um problema ou dores de possíveis clientes.

Isto é, com o mesmo objetivo do Marketing Tradicional de ser visto, de propagadar uma marca, criar relacionamentos com possíveis clientes, fechar negócios, mas agora usando meios digitais como mídias sociais, sites, blogs, e-mails, etc.

Tudo que influencia a compra ou a venda de um produto ou serviço usando estratégias nesses meios pode ser chamado de Marketing Digital.

O resultado almejado também é o mesmo do tradicional: converter o relacionamento com o cliente em vendas. Mas você, por exemplo, pode ser somente Gerenciador de Mídias Sociais, trabalhar com anúncios orgânicos ou pagos (Google Ads, Facebook Ads) ou gerenciar blogs e sites que seriam uma fatia do mercado digital.

Principais Estratégias do Marketing Digital

Você já percebeu que o ramo do Marketing Digital é enorme, e que apesar de qualquer um poder trabalhar na área, como qualquer profissão, quem busca mais conhecimento pode sair na frente.

O Impressão Digital tem o objetivo de trazer dicas e fomentar a discussão e a troca de conhecimento de uma maneira direta e que alcance todos aqueles que tem interesse de entrar no ramo, mas ainda não sabem por onde começar ou mesmo se leva jeito para a coisa.

O que realmente é Marketing Digital?

Quem acha que não precisa de muita dedicação para ter sucesso nessa área certamente não terá uma carreira muito longa, se é que vai chegar a ter alguma.

Com a velocidade de crescimento e surgimento de novas plataformas digitais, mudanças de algorítimos e desenvolvimentos tecnológicos, estudar é uma necessidade constante e corrigir a estratégia. Se atualizar e reciclar sempre que possível é mandatório para seguir na frente.

Mas, para que você tenha uma ideia de como funciona o Marketing Digital, algumas estratégias são fundamentais de se entender e assim não ficar dando tiro no pé.

Inbound Marketing

Inbound Marketig é entregar oportunidades e soluções que impactem positivamente pessoas e negócios. Oferecer conteúdo relevante para seu público-alvo. É também conhecido como Marketing de Atração.

Para isso, é necessário estabelecer sua Persona, isto é, conhecer extamente quem é o seu cliente-alvo, dando a ele uma cara, um nome, descobrindo suas dores e como resolvê-las.

A partir de estabelecida a comunicação, você precisa atrair sua persona, usando a sedução para torná-la seu cliente e fidelizá-la. Mas, não adianta se dedicar para atrair um seguidor, torná-lo cliente e depois esquecer da sua existência.

Inbound Marketing é sobre criar um relacionamente de longo prazo com cada cliente oferendo um bom suporte antes, durante e depois da compra. Além de criar campanhas estratégicas para quem já comprou de você.

Assim, você trabalha na sua marca tornando-a uma autoridade na sua área e percebendo melhor como trabalhar o Funil de Marketing para conversões mais assertivas. Afinal, nesta etapa você já deve conhecer quem pode comprar de você e quem já comprou.

+Leia também: Regras Para Alavancar o Post Perfeito.

Marketing de Conteúdo

Se você já entendeu o que realmente é Inbound Marketing você deve saber que o carro chefe desse tipo de estratégia é o Marketing de Conteúdo.

Essa estratégia nada mais é do que oferecer conteúdo relevante para o público que você quer alcançar a fim de criar um relacionamento com esse potencial cliente e assim converter em vendas.

O caminho para conquistar clientes nas mídias socias, principalmente no Instagram, é relativamente simples, mas leva tempo e dedicação e muita gente acaba ficando pelo caminho.

Por isso, se você está focando nas coisas erradas é hora de parar de perder tempo e começar a se dedicar ao que realmente interessa para o seu negócio online.

Se, por exemplo, você está se concentrando se é conta Criador de Conteúdo ou conta Negócios no Instagram, se a hashtags vão no comentário ou na legenda, ou se a cor do seu “preset” combina com a fonte do seu texto, francamente, você está desperdiçando energia à toa.

Os detalhes são parte do acabamento e precisam ser feitos, no entanto se você não tiver nada melhor para oferecer do que isto, seu público vai perder o interesse logo.

Portanto, a real é o seguinte: se o seu conteúdo não inspira, não entretém ou não resolve problemas, então, os truques, a estética, a conta certa, os atalhos, a bio perfeita seriam a mesma coisa que comprar o carro perfeito sem saber dirigir.

Seu Conteúdo é de Qualidade?

Todo mundo sabe que só deve compartilhar conteúdo de qualidade, certo? Mas, se vemos tantas pessoas compartilhando conteúdo ruim, é porque elas acham mesmo que seu conteúdo é bom.

E pode até ser. Mas, para que você possa garantir que seu conteúdo alcance a sua audiência, algumas dicas devem ser observadas.

Primeiro foque no objetivo: seja converter venda, gerar leads ou atrair visitantes, você precisa ter isso muito claro.

Depois de saber o que você realmente precisa é hora de se planejar e programar a sua estratégia para atingir seu alvo. Lembre-se de que você tem que direcionar sua fala para a sua Persona.

Faça muita pesquisa sobre o que vai escrever e garanta que vá buscar as informações em um lugar confiável. Afinal, você quer oferecer conteúdo de qualidade e não coisas sem pé nem cabeça, certo?

Depois pratique sua escrita, a forma de passar a informação de modo mais objetivo e, ainda, em uma linguagem que sua audiência compreenda facilmente.

Com o tempo você vai aprimorando sua escrita e desenvolvendo a habilidade de oferecer um conteúdo com cada vez mais relevância. Pratique!

SEO

A estratégia de SEO é certamente uma das mais temidas no meio do Marketing de Digital. Primeiro porque muda constantemente e depois porque não é qualquer um que consegue aplicar.

SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) já é conhecido no Marketing Digital e anda de mãos dadas com a criação de conteúdo.

SEO Marketing Digital

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web e é crucial para ranquear nos mecanismos de busca. Dessa forma você consegue gerar tráfego e autoridade para o seu conteúdo de forma orgânica. Isto, é, sem pagar por isso.

Com as empresas descobrindo cada dia mais o Marketing Digital, a disputa pelos primeiros lugares está cada vez mais acirrada. Afinal, aparecer nos primeiros lugares nos mecanismos de busca pode garantir o sucesso ou o fracasso dos seus negócios.

O Instagram não é uma plataforma orgânica como o Youtube, por exemplo. Nele a única parte que você pode usar as keywords é o nome que fica em negrito na BIO. As keywords são palavras-chave usadas para que você seja encontrado nos mecanismos de busca.

As hashtags também são pesquisáveis, mas não se referem ao seu perfil diretamente, mas ao conteúdo postado. As hashtags dos stories também são pesquisáveis, mas não é algo fixo, pois só duram 24 horas.

Portanto, capriche e seja objetivo porque você terá apenas 30 toques (caracteres contando os espaços) para dizer quem você é. Já o Youtube tem algumas outras opções como título e descrição do vídeo.

Se quiser mais sobre isso baixe o meu GUIA GRATUITO para saber melhor COMO CONSTRUIR SEU PERFIL NO INSTAGRAM. Assim, você terá uma noção melhor desta plataforma em específico.

Agora que você já sabe o que é realmente Marketing Digital, você pode começar a aplicar agora mesmo no seu Instagram ou qualquer outra plataforma digital e alavancar seu negócio online.

Bjokas e nos encontramos para responder suas dúvidas nos comentários! 🙂

KS.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.