Anúncios

Qual a Diferença Entre Voo Com Escala ou Conexão?

Qual a Diferença Entre Voo Com Escala ou Conexão?

Você já se perguntou qual é a diferença entre voo com escala ou com conexão? Sempre vejo muitas pessoas confundindo essas duas situações, por isso, neste post vou esclarecer isto de uma vez por todas.

Voo com escala ou com conexão

Algumas vezes, na ânsia de comprar um voo mais barato e realizar a tão sonhada viagem, nem observamos qual o tipo de voo que teremos de enfrentar. E, acredite, dependendo das condições a viagem pode ser mais tanquila ou um estresse total.

Por isso, é de muita utilidade saber que tipo de voo você terá para poder planejar a sua viagem com muito mais conforto e evitar aquela apreensão com situações que fogem do seu controle.

+ Leia também: MARATONA DE AEROPORTO.

Voo Direto

O voo direto normalmente é o mais simples e desejado de todos por diversas situações. Como o nome mesmo diz, é aquele voo que sai da sua origem direto para o seu destino.

Neste voo, você precisará tão somente fazer o check-in no aeroporto de origem, despachar as malar, se houver, e desembarcar direto na cidade ou país que deseja visitar.

Suas malas chegarão junto com você, que irá retirá-las na esteira de bagagens. Isso diminui a possibilidade de extavios consideravelmente. Portanto, esse voo evita algumas possíveis dores de cabeça.

Voo Com Escala

O voo com escala acontece quando o avião pousa em um outro aeroporto antes do destino final, para embarque e desembarque de outros passageiros. Porém, você permanece na aeronave sem precisar transitar pelo aeroporto e embarcar em outro avião.

Na minha opinião o único problema desse voo é o aumento no número de horas para chegada no destino final. Desta forma, não vejo nenhuma vantagem ao pegar esse tipo de voo, a não ser que o valor dos tickets valham muito a pena e compensem a espera.

De qualquer forma, neste voo a possibilidade de extravio de bagagem também diminui já que as malas não serão realocadas em nenhuma outra aeronave e chegarão também junto com você.

Eu, particularmente, peguei um voo com escala há muito tempo e só me lembro de ficar agoniada pela demora da aeronave em decolar novamente para o meu destino. Achei angustiante ficar “presa” no avião, precisava usar o banheiro e não uso de jeito nenhum.

Para falar a verdade, só uso o banheiro do avião em voos internacionais muito longos e ainda assim, já fiz voos intercontinentais sem ver a cara dos sanitários. Pode parecer frescura, mas tenho resistência com banheiros alheios. 🙂

Voo Com Conexão

O voo com conexão é bem comum, porém o mais complicado de todos. Você terá de fazer uma mudança de aeronave em um aeroporto no meio do caminho, tipo baldeação mesmo. Isso quando não tiver de fazer mais do que uma.

Qual a diferença entre voo com escala ou conexão

Neste caso, obrigatoriamente, você terá que desembarcar e se digirir para o portão de embarque indicado no seu ticket para que possa continuar a viagem em uma outra aeronave.

A primeira vista, pode não parecer tão complicado. Mas, adicione a isso algumas bolsas, estresse, talvez crianças e uma boa dose de cansaço. Imaginou? Pois é, sempre pode piorar.

Muita gente se confunde nessas horas. Esquece de ficar de olho nos painéis ou mesmo, de perguntar para algum funcionário o status do seu voo. Já vi muita gente perder voo exatamente durante as conexões.

Mas, o pior é quando você compra um ticket sem observar quanto tempo terá que aguardar no aeroporto para embarcar na aeronave seguinte. Pode ser que o tempo seja curto demais, o que te fará correr muito ou ainda, longo demais, o que acrescentará mais cansaço ainda.

Tem gente que aproveita essas longas conexões e até as prefere, pelo fato de poderem conhecer um lugar a mais quando permitido deixar o aeroporto. Mas, isso é uma outra história.

Voo Nacional

Se o seu voo é nacional e ainda assim possui conexão, muito provavelmente você embarcará em um avião menor. Isso acontece quando você viaja para uma cidade do interior onde o fluxo de passageiros não é muito grande.

Nesses voos o risco de extravio da bagagem é bem grande. Afinal, apesar de normalmente você não pegar suas malas durante a conexão, fazendo com que você não tenha a obrigação de despachá-las novamente, alguém o fará. E o simples fato de não ser você aumenta em muito o risco de malas se perderem pelo caminho.

Isso não me inspira muita confiança, mas muitas vezes não temos outra opção. E, cá para nós, com a correria da viagem, a última coisa que você vai querer é carregar malas.

Voo Internacional

Muitas pessoas querem saber se farão a imigração no aeroporto intermediário ou somente no destino final. Bom, depende!

O caso que desperta mais dúvidas é quando sua viagem é para a Europa, mais precisamente para o Espaço Schengen. Neste caso, sua imigração será no primeiro país em que entrar dessa área.

Os voos dentro da Europa são considerados voos domésticos, então, via de regra, não há controle de passaporte entre eles. Apesar de poder acontecer em caráter esporádico.

Em outros casos, você fará a imigração no país destino sem sair da área de embarque conforme for instruído pelos comissários dentro do avião. Mas, não custa nada se preparar antes e dar uma estudada em como funcionam os procedimentos para cada país que for viajar.

Por exemplo, minha última viagem para o Brasil foi vindo de Bangkok na Ásia. Como resolvi em cima da hora ir para o Brasil e não para a Suíça, conforme o plano inicial. Assim, tive que fazer uma conexão em Londres e depois seguir até o Brasil.

Passei pela imigração normalmente ao sair da Ásia e fui para Londres. Mas, como não sai da área de embarque e desembarque do aeroporto, não tive que passar pela imigração novamente. Então troquei de aeronave e segui direto para o Brasil.

Voo sabe a diferença entre voo com escala ou conexão

Minha dica é para que fique atento ao que acontece ao seu redor. Normalmente quando é um país que precise preencher formulário de imigração, os comissários já providenciam para os passageitos antes do pouso. Mas, tudo depende de cada situação.

Em voos internacionais, ultimamente a prática tem sido de pegar a mala somente no destino final, mas cuidado, há exceções, então fique atento.

Bagagem Avariada

Assim que pegar suas malas na esteira, verifique as condições dela rapidamente. Em caso de malas quebradas ou avariadas, o ideal é que você solicite a troca ou conserto imediatamente, apesar de você ter um prazo. Eu já tive que solicitar o conserto de duas malas no Brasil e uma vez na Tailândia.

Bagagem Avariada

Quando considerei que o conserto não foi satisfatório já pedi uma mala nova ou o valor em dinheiro. Mas, isso eu conto com mais detalhes uma outra hora. O importante é que você tenha o registro de como a sua mala chegou no destino.

Normalmente, se sua mala sai quebrada do aeroporto de origem, a companhia aérea já coloca essa informação na etiqueta para não ter que reembolsar sem culpa, claro.

+ Leia também: CHECKLIST – TUDO PARA A SUA VIAGEM!

Agora que você sabe exatamente qual a diferença entre um voo com escala e um voo com conexão é só se planejar e embarcar na sua próxima viagem!

Até o próximo post!

KS.

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: